Edit Template

Afinal, o que é um estilo de vida saudável?

Desde que comecei a trabalhar como Coach de Saúde e Nutrição Integrativa que percebi que as pessoas se debatem com esta questão, mesmo sem darem conta. No geral, todos temos uma noção do que temos de fazer para viver uma vida mais saudável. Se lhe perguntar a si o que é um estilo de vida saudável, o que lhe vem à cabeça? Qualquer que seja a sua resposta posso dizer-lhe que acertou.

A realidade é que apenas existem linhas orientadoras. Quem nunca ouviu falar da Roda dos Alimentos, que devemos dormir 8h por noite, beber 1,5 litros de água ao dia, fazer 30 min de atividade física diariamente, entre outras? Existem estas linhas orientadoras, mas não existe uma única forma correta de viver a vida de um modo saudável; isso depende de cada um de nós.

Um dos conceitos mais importantes que aprendi na minha formação foi o de bio-individualidade. Um chavão, mas muito simples de entender. É simplesmente a ideia de que não existe uma abordagem correta ou certa à saúde e bem-estar (ou qualquer coisa na vida, na verdade). Cada pessoa tem o seu ADN, metabolismo, necessidades nutricionais, rotinas, horários, profissão, agregado familiar, fase da vida, responsabilidades, crenças em relação à comida, ao exercício e à vida, disponibilidade financeira, preferências. Com todas estas variáveis é impossível que a mesma abordagem funcione para toda a gente. O exercício que me dá gozo, poderá ser entediante para si. Uma dieta vegetariana pode funcionar bem para o seu primo e não tão bem para si. E por isso é que as linhas orientadoras nunca podem ser mais do que isso.

Na minha opinião, um estilo de vida saudável é aquele que nos permite responder SIM às seguintes questões: estou a dar ao meu corpo o que ele precisa, os meus exames e análises estão dentro dos valores expectáveis? Sinto-me bem, não tenho dores, desconforto gastrointestinal ou outros? Por último, mas não menos importante: tenho energia, foco, motivação e capacidade mental e física para fazer as coisas a que me proponho na minha vida?

Para responder a estar perguntas e perceber se o nosso estilo de vida e hábitos nos beneficiam ou prejudicam, é preciso escuta ativa do corpo. O corpo humano foi desenhado para se sentir bem. Se algo não está bem, há sinais de alerta e não os devemos ignorar. Não é suposto termos dores musculares, dores de cabeça, pele gretada, perder muito cabelo, andar sempre da barriga inchada, ter azia ou refluxo, insónias, ansiedade constante…. isto são tudo sinais do corpo de que algo não está bem e é necessário escutar, perceber o que está a acontecer e/ou o que estamos nós próprios a provocar e ajustar os hábitos.

Para fazer esta escuta ativa é preciso parar, nem que seja alguns minutos por dia para rever o nosso dia, notar, refletir, escutar o que o nosso corpo e mente estão a dizer.

É neste contexto, no meio da dificuldade que muitas pessoas sentem em colocar em prática o que sabem e em fazer a escuta ativa do corpo, que surge o Coach de Saúde Integrativa.

Um Coach de Saúde e Nutrição Integrativa orienta, guia e educa a outra pessoa, focando-se nos resultados a alcançar em áreas ligadas à qualidade de vida, como a consciência alimentar, digestão saudável, higiene do sono e níveis de energia, gestão de stress, autoconhecimento e autocuidado e o positivismo. Trabalhando em parceria, o coach ajuda o cliente (coachee) a definir metas claras e específicas para a melhoria da sua qualidade de vida; a mobilizar a sua força e capacidades internas e a procurar os recursos externos necessários para atingir os seus objetivos de bem-estar; a desenvolver mudanças de comportamento; e a criar e enraizar hábitos mais saudáveis e sustentáveis a longo prazo.

 

Um Coach de Saúde Integrativa vai fazer este trabalho de uma perspetiva holística, i.e., olhando para todas as partes do todo que é uma pessoa e a sua vida (alimentação, exercício, relacionamentos, carreira, finanças, espiritualidade, entre outras), pois estas estão interligadas e influenciam o equilíbrio umas das outras. A partir de uma análise da nossa vida como um todo, conseguimos entender o que está por trás das nossas dificuldades em atingir aquilo que pretendemos, e podemos traçar o caminho para atingir os nossos objetivos de bem-estar.

Por isso, pare, escute o seu corpo e a sua mente, e cuide-se. Pela sua saúde.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »