Edit Template

Coaching de Saúde e Bem-estar – o que é isso?

Muito se tem falado de Coaching nos últimos anos e, entre as diversas modalidades existentes, o coaching de saúde e bem-estar (ou health coaching) é uma das que mais se tem destacado. Ainda assim, é um tema que gera dúvidas especialmente porque ser Coach de saúde e bem-estar é uma profissão nova, ainda a emergir em alguns mercados, como é o caso de Portugal.

Um Health Coach orienta, guia e educa a outra pessoa, focando-se nos resultados a alcançar em áreas ligadas à qualidade de vida, como a consciência alimentar, digestão saudável, higiene do sono e níveis de energia, gestão de stress, autoconhecimento e autocuidado e o positivismo. Trabalhando em parceria, o coach ajuda o cliente (coachee) a definir metas claras e específicas para a melhoria da sua qualidade de vida; a mobilizar a sua força e capacidades internas e a procurar os recursos externos necessários para atingir os seus objetivos de bem-estar; a desenvolver mudanças de comportamento; e a criar e enraizar hábitos mais saudáveis e sustentáveis a longo prazo.

Este é um processo baseado numa abordagem holística, i.e., implica olhar para as várias áreas da nossa vida (alimentação, exercício, relacionamentos, carreira, finanças, espiritualidade, entre outras), pois estas estão interligadas e influenciam o equilíbrio umas das outras. A partir de uma análise da nossa vida como um todo, conseguimos entender o que está por trás das nossas dificuldades em atingir aquilo que pretendemos, e podemos traçar o caminho para atingir os nossos objetivos de bem-estar. Para que seja possível progredir, estes objetivos devem ser específicos, mensuráveis, relevantes para o cliente e alcançáveis, ou seja, as alterações devem ser incrementais, evitando a sensação de assoberbamento e frustração que muitas vezes nos invade quando tentamos fazer mudanças radicais nas nossas rotinas.

Durante as sessões de coaching são utilizadas diversas estratégias e ferramentas, com grande foco na escuta ativa e sem julgamento, e nas perguntas abertas e reflexivas. Com isto, o health coach vem também ser o tempo que o profissional de saúde não tem em consultório para ir além do diagnóstico e prescrição. É importante deixar claro que um Health Coach não substitui outros profissionais de saúde, em qualquer circunstância, não faz diagnósticos nem prescreve medicação ou tratamentos. O Coach vem apoiar o individuo a implementar as mudanças necessárias para melhorar, “traduzir” para linguagem simples e prática o que é preciso fazer, e apoiar para que o caminho não seja tão tumultuoso. No caso de indivíduos sem doenças diagnosticadas, o coach vem educar para a prevenção, para o autocuidado e para o empoderamento na gestão da saúde. Assim, o processo de health coaching pode ser uma excelente ferramenta para aumentar a qualidade de vida de indivíduos saudáveis, que desejam garantir a manutenção do seu bem-estar. Mas com o aumento da incidência de doenças crónicas (hipertensão, diabetes, obesidade, doenças autoimunes, etc), associadas a fatores de riscos modificáveis (comportamentos, hábitos, alimentação e estilo de vida), o coaching de saúde e bem-estar ganha importância pois o seu foco é exatamente a mudança de comportamento. Neste sentido, é uma arma de prevenção e melhoria na saúde pública.

No fundo, o coaching de saúde e bem-estar pode ser um processo transformador para qualquer pessoa que deseje viver uma vida mais saudável, onde quer que esteja na sua jornada.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »