Edit Template

Se não puder cuidar de mais nada, cuide do seu sono

O sono, a par do exercício e de uma alimentação equilibrada, é um dos pilares essenciais para uma vida saudável. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como a reparação de tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este período, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente sãos. Dormir bem é também essencial para conseguir realizar as tarefas diárias com disposição e energia. Sem uma noite de sono adequada, tanto a produtividade como o humor podem ser afetados. No curto prazo, algumas das consequências de dormir pouco são uma maior irritabilidade e um sentimento de ansiedade ou de tristeza. Já a longo prazo, as consequências podem ser mais sérias, levando a disfunções principalmente nos sistemas nervoso e cardiovascular, responsáveis por inúmeras funções vitais. Vários estudos demonstram que quem tem privação de sono apresenta risco acrescido de desenvolver doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e depressão.

Dormir bem e horas suficientes é assim uma das coisas mais simples que pode fazer pela sua saúde. Também uma das coisas que as pessoas mais desvalorizam. Já imaginou o que seria sentir-se cheia de energia todos os dias, sem precisar sequer de café? É possível, se der ao seu corpo um sono de qualidade. E como fazer isso?

Comece por criar um ambiente propício ao sono: mantenha o quarto escuro, silencioso e a uma temperatura adequada. Invista numa cama, colchão e almofadas confortáveis.

Depois cuide da sua rotina. Planeie o seu dia de forma a não trabalhar, exercitar-se ou comer durante as 3h antes de ir para a cama. Pelo menos meia hora antes de dormir, desligue todos os ecrãs, incluindo o telemóvel. Dentro do possível, mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar.

Opte por refeições leves ao jantar e evite alimentos estimulantes, especialmente ao final da tarde e à noite, tais como a cafeína, bebidas alcoólicas e açúcar.

Finalmente, mas talvez o mais importante, evitar pensar em problemas ou preocupações do dia a dia. Uma ajuda pode ser fazer listas das coisas que precisa fazer no dia seguinte, organizar a sua agenda ou calendário, ou tirar um tempo para journaling antes de dormir. Estas atividades podem ajudar a tirar da sua mente aquilo que a preocupa ou que receia esquecer-se. Convido-a ainda a meditar ou ouvir música calma uns minutos antes de adormecer.

Quando dormimos bem, o corpo e a mente tornam-se mais resilientes ao que pedimos deles. Por isso, se não puder cuidar de mais nada, cuide do seu sono.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »