Edit Template

6 passos para gerir melhor o seu tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos que temos e o único que ainda não aprendemos a multiplicar. Com a exigência e ritmo da vida atual, parece que o ideal seria termos mais horas no dia para dar conta de tudo aquilo que aparece na agenda, calendário e listas de afazeres. Mas se não podemos criar mais tempo, como tirar melhor partido daquele que temos e viver de forma menos stressante? Aqui ficam 6 dicas que a irão ajudar a tornar-se a mestre do seu tempo:

 

  1. Utilize os seus objetivos para a ajudar a priorizar atividades: identifique os objetivos mais importantes que tem atualmente e crie uma lista de atividades de suporte a esses objetivos que tem de desenvolver semanalmente. Para se organizar anote todos os deadlines no seu calendário/agenda e planeie as tarefas com horas de inicio e fim. Enquanto realiza as tarefas utilize um temporizador para a ajudar a manter-se focada e avalie a sua produtividade ao longo das semanas, ajustando o que for necessário.

 

  1. Evite o multitasking: apesar de ser muitas vezes valorizado, na realidade, a falta de foco leva a mais erros e menos produtividade. Trabalhe a sua capacidade de concentração gerindo uma atividade de cada vez.

 

  1. Crie uma rotina: planear as mesmas atividades para os mesmos dias e horas a cada semana facilita a gestão do dia-a-dia, automatiza os processos mentais e aumenta a produtividade.

 

  1. Planeie o planeamento: Adicionar 30 minutos para planear a sua semana pode parecer desnecessário, mas vai ajudar a aumentar a produtividade. Por exemplo, ir às compras com uma lista permite perder menos tempo, gerir melhor o orçamento e investir em alimentos mais saudáveis. Sem uma lista, poderá ter de voltar várias vezes ao supermercado durante a semana, perdendo tempo.

 

  1. Avalie a sua abordagem: no final de cada semana, avalie a sua abordagem à gestão de tempo. Tome nota de distrações e de coisas que influenciam positivamente a sua produtividade

 

  1. Conte com tempo para relaxar: dar ao corpo e à mente tempo para relaxar permite refletir, recarregar energias e rejuvenescer. Pode ser tempo para exercícios de respiração, meditação, ouvir música ou ler um livro.

 

Experimente estas dicas esta semana e veja como afinal os dias não precisam de mais de 24h.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »