Edit Template

Como a gratidão impacta o nosso bem-estar

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Se pararmos por um momento, podemos estar gratos por muita coisa como a família, o trabalho, a saúde, amor, amizades, a nossa casa, refeições, etc. Mas, na agitação do dia-a-dia, tendemos a focar-nos nos problemas, tomar tudo por garantido, e passamos mais tempo a pensar em coisas negativas do que a apreciar o que há de bom na nossa vida. Reservar um momento do dia para agradecer as coisas boas pode ser um desafio.

Nos últimos anos, vários estudos têm sido feitos sobre os benefícios da gratidão, trazendo provas de como esse simples ato tem a capacidade de mudar a vida das pessoas de modo significativo. Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de alimentar a ansiedade por aquilo que deseja ter. Permite alterar a perspetiva perante as coisas que achamos que nos faltam na vida. Experienciar gratidão ativa diversas partes do nosso cérebro, responsáveis pela recompensa, interações sociais positivas, empatia e tomada de decisão. Face a situações ou eventos negativos, a gratidão funciona como uma “reserva”, onde armazenamos coisas boas e positivas, de forma a não esquecer o lado bom da vida. A gratidão é poderosa melhorando a saúde mental e as relações interpessoais, aumentando a nossa resiliência, diminuindo o stress e ajudando na prevenção da depressão. Podemos também salientar melhorias ao nível da saúde física, como sono de maior qualidade, redução da tensão arterial e reforço do sistema imunitário.

E como podemos incluir esta prática no nosso dia-a-dia? Escolha um momento do dia para agradecer, livre de distrações (por exemplo, antes de dormir); escreva num papel três coisas pelas quais está grato nesse dia; tenha em consideração as coisas grandes, mas também as mais pequenas (podemos estar gratos por uma promoção no trabalho, mas também pela simpatia da pessoa que nos serviu o café de manhã ou, simplesmente, pela nossa refeição); desafie-se a listar coisas diferentes todos os dias, procurando encontrar algo de positivo na sua rotina.

Vai aceitar o desafio de estar grato pela vida que tem?

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »