Edit Template

Health Coaching, a abordagem holística do bem-estar

Muito se tem falado de Coaching nos últimos anos e, entre as diversas modalidades existentes, o coaching de saúde e bem-estar (ou health coaching) é uma das que mais se tem destacado. Ainda assim, é um tema que gera dúvidas especialmente porque ser Coach de saúde e bem-estar é uma profissão nova, ainda a emergir em alguns mercados, como é o caso de Portugal.

Um health coach é um profissional certificado que oferece ao cliente apoio para que este caminhe para o equilíbrio da sua saúde de uma forma holística, abordando questões alimentares, físicas, comportamentais, emocionais e espirituais. Na sua abordagem, o health coach tem em consideração todas as áreas da vida de uma pessoa para a atender de forma integral. Neste sentido, um health coach serve como uma espécie de mentor de qualidade de vida e bem-estar.

Os médicos e outros profissionais de saúde contribuem para uma vida saudável, mas nem sempre têm o tempo ou as ferramentas para ajudar os seus pacientes a construir hábitos saudáveis e mudar seu estilo de vida diário. Assim, podemos dizer que o health coach vem preencher esta lacuna, ajudando os indivíduos a trabalhar áreas como a consciência alimentar, gestão de stress, higiene do sono e níveis de energia, auto-conhecimento e auto-cuidado e estilo de vida positivo. É importante deixar claro que um health coach não substitui os profissionais de saúde, em qualquer circunstância, e não faz diagnósticos nem prescreve medicação ou tratamentos.

Por ser um especialista em mudança de hábitos, o health coach trabalha também na procura do que pode estar a causar maus hábitos, no autoconhecimento e no empoderamento do cliente, auxiliando-o a alcançar os seus objetivos e a tomar decisões que impactam a sua saúde e bem-estar. O seu trabalho inclui analisar, junto com o cliente, pontos de desequilíbrio que possam estar a prejudicar a sua saúde e bem-estar gerais, e a gerar reflexão para que o próprio cliente encontre soluções para as suas questões, apesar de estar sempre apoiado pelo Coach. O papel do health coach é então identificar, junto com seu cliente, as áreas de atuação que este pretende trabalhar, traçar um plano de ação e acompanhar o seu progresso, apoiando e dando orientações, comemorando as conquistas pelo caminho, e focando na implementação de alterações sustentáveis a longo prazo.

No fundo, o health coach tem como objetivo ajudar o cliente a ser a melhor e mais saudável versão de si mesmo, trazendo ao de cima a sabedoria que cada um de nós (e o nosso corpo) já guardamos no nosso interior.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »