Edit Template

Como o café te está a prejudicar e quais as alternativas

O café é parte essencial da rotina de muitas pessoas. Para muitos de nós, também é conforto, é rotina, é pausa ou convívio com os outros.

No entanto, sendo a cafeína um estimulante natural, pode causar ansiedade e tremores, disrupção dos ciclos de sono, ritmo cardíaco anormal e aumento da tensão arterial, e desidratação. Cria dependência física e psicológica, sendo que a sua falta, redução ou retirada tende a resultar em dores de cabeça, tonturas e oscilações de humor. A acidez do café pode causar azia e refluxo gástrico. A cafeina também aumenta as contrações no intestino, resultando em desconforto intestinal e eliminação mais rápida, deixando menos tempo para correta absorção dos nutrientes no sistema digestivo.

Então será que tens de deixar de beber café? Não necessariamente. Cada um de nós tem uma tolerância e reação diferente à cafeína. O limite diário recomendado para adultos saudáveis é de 200 mg (equivalente 2-3 expressos). Independentemente deste limite, se sentes algum dos sintomas já mencionados, a quantidade de cafeína que consomes pode ser elevada para ti. A chave está em escutar o corpo e ajustar o teu consumo de café aos sinais que ele te dá.

Quais as alternativas?

  • Diminuir consumo de cafeína, optando por misturar o café com a bebida vegetal da tua preferência
  • Mistura de café com chicória ou apenas a chicória moída
  • Descafeinado, apesar deste ainda conter uma pequena percentagem de cafeína e já não ter os benefícios antioxidantes do café
  • Chás como o preto, verde, mate, matcha ou branco contêm cafeína, mas em quantidades mais reduzidas
  • Outros chás como a camomila, gengibre, menta ou roiboos que não contêm cafeína
  • Cacau quente
  • Simplesmente água, a bebida mais saudável que ajuda a despertar evita a desidratação

Desafio-te a trocar um dos teus cafés diários por estas opções. Depois está atenta ao impacto que tem no teu corpo e na tua rotina e vai fazendo os ajustes necessários, considerando que os sintomas de retirada/redução de cafeína podem ir de 3 dias a cerca de uma semana.

Conta-me a tua experiência pelo info@anavitor.com 🙂

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »