Edit Template

Como podemos desacelerar?

Nunca foi tão fácil conectarmo-nos com uma pessoa que esteja do outro lado do mundo, no entanto facilmente nos sentimos desconectados das pessoas que nos são mais próximas. Nunca tivemos tantas ferramentas que ajudam a simplificar tarefas e fazer coisas mais rápido; ainda assim, as nossas listas de afazeres parecem estar cada vez mais compridas. A vida é curta e o tempo voa nesta sociedade que anda sempre a mil. O que podemos fazer para desacelerar? Deixo algumas dicas:

  • Priorizar objetivos diários: se nos focarmos nas tarefas mais importantes que temos para fazer, reduzimos o stress de tentar fazer tudo de uma vez.
  • Diminuir o uso da internet: a tecnologia tem ganho um lugar de destaque nas nossas vidas. As redes sociais, emails e pesquisas online prejudicam a nossa capacidade de foco pois acarretam centenas de pedaços de informação em simultâneo. Reduzir o uso da internet em 50% e usar esse tempo para explorar novos hobbies, fazer exercício ou meditar vai trazer uma sensação de tranquilidade.
  • Disfrutar da Natureza: Fazer pausas de 10-15 min para sair à rua e respirar ar fresco, permite-nos desligar por um momento e contemplar a beleza da Natureza à nossa volta.
  • Comer mais devagar: muitos de nós comemos à pressa, sem apreciar realmente a comida. Experimente mastigar mais devagar e experienciar o cheiro, o sabor a textura das suas próximas refeições
  • Passar tempo com família e amigos: todos queremos passar tempo de qualidade com aqueles que amamos, mas quando foi a última vez que esteve completamente presente? Deixar os telemóveis de lado e evitar ambientes barulhentos, permite que nos conectemos com os outros a um nível mais profundo.
  • Fazer tempo para nós próprios: quando foi a última vez que passou tempo consigo ? Tire uma noite para ler um livro novo, ver o seu filme favorito, experimentar yoga, meditar ou cozinhar uma nova receita.
  • Permitir-nos ter mais tempo: alguns de nós planeamos os nossos dias com horários muito apertados. Quando planear as suas tarefas e atividades conte com alguns minutos extra na estimativa de quanto tempo irá demorar. Isso irá permitir-lhe “respirar” entre compromissos.
  • Sentar um momento de olhos fechados quando ligamos o computador: apenas uns minutos de meditação podem ditar como o resto do dia corre. Experimente esvaziar a sua mente e fazer algumas respirações profundas antes de iniciar as suas tarefas.
  • Relembrar os nosso objetivos e aspirações: tirar uns momentos todas as manhãs para pensar nos nossos objetivos e relembrar aquilo que já conquistámos, pode ajudar-nos a começar o dia com energia renovada. Experimente fazê-lo durante cinco minutos antes de sair da cama e iniciar o seu dia.

 

E então, já se sente mais relaxado?

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »