Edit Template

Neste Natal, cuide do seu bem-estar

Apesar do Natal ser uma quadra que associamos a alegria e tempo com a família, é, quase sempre, uma altura de agendas ocupadas com muitos compromissos sociais, e coisas para planear e fazer. Por isso, podem surgir sentimentos de cansaço, stress, ansiedade e assoberbamento. Este ano mantenha estas cinco dicas em mente:

Coma e beba: o consumo de açúcar, álcool, gorduras e processados (os maiores causadores de danos às nossas células) aumenta exponencialmente durante as Festas. O nosso organismo apenas consegue reparar e regenerar a nível celular quando não estamos em modo digestão. Assim, dê ao seu corpo uma pausa de 12h (entre a última ingestão da noite e a primeira da manhã, por exemplo), para permitir a sua recuperação. Tome ainda especial atenção à ingestão de água, pois todos estes alimentos tendem a desidratar-nos.

Mexa-se: contrarie a tendência de sedentarismo à volta da mesa e desafie a família para caminhadas e outras atividades ao ar livre, ou para um pézinho de dança ao serão. Movimentar o corpo permite-lhe gastar calorias, facilitar a libertação de toxinas e criar momentos divertidos com os outros.

Durma: dar ao corpo o descanso adequado é importante durante todo o ano, mas ainda mais quando temos tantos afazeres e mudanças na nossa rotina normal. Assegure-se que cria tempo para descansar o suficiente e evite o álcool e o café perto da hora de dormir, para garantir uma noite descansada.

Agradeça e esteja presenta: um estudo demonstrou que escrever três coisas pelas quais estamos gratos diariamente aumenta o nível de felicidade, diminui o stress e reforça o sistema imunitário. Aproveite o espírito natalício para agradecer por todas as coisas positivas na sua vida. E esteja realmente presente com aqueles que ama, evitando os ecrãs e optando por atividades que vos conectem.

Pratique a auto-compaixão: culpar-se por deixar cair alguns hábitos saudáveis durante esta época não cria nada de positivo. Em vez disso, lembre-se de todas as mudanças que já criou no seu estilo de vida até aqui. Tente regressar às suas rotinas e hábitos normais o mais breve possível após a quadra natalícia e lembre-se que cuidar da saúde é um caminho com altos e baixos, e um trabalho contínuo ao longo de toda a vida.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »