Edit Template

Como ter uma melhor relação com o exercício físico

Todos temos presente que mexer-nos faz parte de um estilo de vida saudável. Ainda assim, é um hábito difícil de enraizar para muitas pessoas. A nossa resistência e procrastinação em relação ao exercício pode ter diferentes origens, estando ligada à nossa relação com o exercício ao longo da vida e às nossas crenças sobre a nossa aptidão para o mesmo, como deve ser praticado e as razões que nos levam a querer começar. Vivemos numa sociedade em que o foco da atividade física é queimar calorias, tonificar o corpo e mudá-lo para aquilo que consideramos ser o “bonito” (muitas vezes confundido com “saudável”).

Convido-a então a implementar as seguintes sugestões:

  1. Mude de mindset: Questione-se: estou a fazer isto porque não gosto do meu corpo e preciso que ele seja diferente, ou porque adoro o meu corpo e ele merece o melhor, tal como eu? Exercite-se como forma de se conectar consigo e com o seu corpo, esteja presente na atividade e disfrute, em vez de estar a rezar para que termine; faça-o porque o se corpo merece sentir-se bem e ser cuidado e não porque crê que ele não é bom o suficiente; faça-o também porque é uma forma de aliviar o stress e desligar o piloto automático.
  2. Escolha uma atividade de que goste: forçar-nos a fazer algo de que não gostamos, não vai fazer nada pela nossa motivação. Experimente diferentes modalidades até encontrar aquela que funciona para si. Quando encontrar uma atividade de que realmente gosta, não terá de se arrastar. Sentirá vontade de ir, naturalmente.
  3. Se possível, vá acompanhada: convidar família ou amigos, ou optar por aulas de grupo ou desportos de equipa, são opções motivadoras. Os seres humanos são seres sociais, pelo que estar com os outros nos preenche. Além do mais, o compromisso que criamos com o outro é, muitas vezes, mais forte do que o que criamos connosco próprias, tornando-se a outra pessoa um fator que nos inspira a agir.
  4. Coloque na agenda: independentemente do tipo de atividade, as horas reservadas para o exercício físico, devem estar assinaladas na agenda e tratadas como um compromisso não negociável. Só assim poderá desenvolver a consistência que deseja.

Com estas pequenas mudanças, exercitar-se passa a ser um ato de amor próprio que irá trazer mais prazer à sua vida e benefícios que vão muito para além do físico. Cuide do seu corpo, é a única casa que vai ter para toda a vida.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »