Edit Template

Descanse, relaxe e divirta-se sem culpas nem desculpas

Numa cultura em que somos ensinados, muito subtilmente, que o descanso e o relaxamento são coisas que merecemos quando já trabalhámos muito, é difícil ver as coisas de outra forma. Quando glorificamos o trabalho em excesso, normalizamos o burnout, incentivamos o culto do “estar ocupado” e somos engolidos por afazeres profissionais e domésticos, é um desafio pessoal tremendo estruturar o dia-a-dia para ter tempo para descansar e relaxar.

O corpo e a mente precisam de descanso. Existem diversos estudos que demonstram as consequências negativas da falta de momentos de pausa e relaxamento.

Entre eles estão o aumento da irritabilidade, ansiedade e stress; perda de foco, memória e atenção; redução da produtividade; tensão e dores musculares e na coluna; dores de cabeça e insónias; sistema imunitário debilitado; problemas digestivos; fadiga; diminuição da libido; além do papel que pode ter em problemas a médio e longo prazo, tais como a depressão, a diabetes, problemas cardiovasculares, tensão arterial elevada e outros problemas crónicos.

Assim, além de fazermos por dormir entre 7h a 9h por noite, fazer tempo para um descanso intencional e ativo é igualmente importante. Socializar, jogar jogos de tabuleiro, ler, escrever, costurar, pintar, ou qualquer outra atividade de que goste. Dormir sestas, meditar, caminhar na Natureza, ir ao cinema. No fundo, viver a vida além do trabalho e da casa. Tirar tempo para relaxar, desligar o piloto automático e fazer coisas que nos alimentem a alma.

Investir tempo neste tipo de atividades pode trazer ao de cima sentimentos de culpa, pensamentos do género “devia estar a limpar a cozinha” ou “já podia ter terminado aquele relatório”; ou talvez sinta que tem de justificar perante si mesma e/ou os outros o porquê de estar de fazer essa opção (“este fim-de-semana fomos para fora porque estamos sem uma colega no departamento e estou com o dobro do trabalho”). Esqueça a culpa e lembre-se que não precisa de desculpas.

Além de serem essenciais para ter um corpo e mente saudáveis, o descanso e o lazer são nossos por direito. O trabalho e os compromissos fazem parte da vida. Mas o direito a disfrutar das restantes áreas nasce connosco. Não precisa “merecer” tempo para si e para os seus. Isso são as coisas essenciais desta nossa passagem pela Terra. Priorizá-las é sua responsabilidade.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »