Edit Template

Sempre que possa, saia de casa

Passar tempo na Natureza é umas das coisas mais simples que podemos mudar no nosso estilo de vida para vivermos de forma mais saudável e equilibrada. E, apesar de ser desafiante medir o impacto na nossa saúde, são cada vez mais os estudos científicos que comprovam os benefícios que o contacto com a natureza nos traz, tanto a nível mental como físico. Os últimos dois anos obrigaram-nos a restringir a forma como passávamos o nosso tempo livre, mas também nos trouxe uma valorização renovada dos parques, da praia, da floresta e das montanhas. Neste rescaldo de pandemia, estes lugares são sinónimo de felicidade, conforto e liberdade.

Um dos grandes benefícios de passar tempo no exterior é a exposição regular ao sol que nos fornece vitamina D, essencial para um sistema imunitário forte. Sabia que 10-15 min diários é a exposição solar recomendada?

Mas este é apenas um de muitos. Os estudos mostram que estar em contacto com a Natureza tem um efeito relaxante; diminui a tensão arterial e a inflamação; ajuda a energizar o corpo e a combater a fadiga mental; fortalece o sistema imunitário; ajuda a combater a depressão e a ansiedade; tem um efeito positivo no nosso humor; e impacta positivamente a nossa capacidade de concentração.

O poder curativo dos espaços verdes é motivo de estudo desde a década de 1980. No Japão, foi criado o termo “Shinrin-yoku”, que significa imersão na floresta, sendo que a prática já é reconhecida como um tratamento terapêutico. A água, quer seja nas termas com as suas propriedades terapêuticas e curativas, quer seja na praia, onde o mar nos sara as feridas da pele e nos lava a alma; ou no lago e rio, onde apenas o som nos enche de paz, é outro elemento da Natureza a explorar na nossa jornada para uma vida mais saudável.

Sabia que as ondas do mar libertam iões negativos que aceleram a nossa capacidade de absorver oxigénio e ajudam a equilibrar os níveis de serotonina, a chamada molécula da felicidade? O próprio cheiro ou som da água impactam as nossas emoções, induzem a autorreflexão e fazem crescer a sensação de bem-estar.

Por tudo isto, sempre que possa, saia de casa. Caminhe num parque, praia ou serra. Faça piqueniques ou um passeio de bicicleta. Experimente uma nova modalidade dentro de água, como o surf ou canoagem. Organize uma caça ao tesouro com os miúdos ou uma tarde de observação de pássaros. E que tal um passeio de barco? Saia de casa. Permita-se respirar o ar desse ambiente, pausar a disfrutar. Pela sua saúde.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »