Edit Template

Três passos para dias mais calmos

Muitas são as resoluções que acompanham a nossa entrada num novo ano. Desde começar a praticar mais exercício físico, até nos dedicarmos ao voluntariado, as resoluções podem ter diferentes formas e motivações. Viver a vida com mais calma e ter dias mais tranquilos são desejos que me chegam muitas vezes da boca dos clientes que acompanho, mas nem sempre se sabe por onde começar. Se esta lhe parece ser uma boa resolução para adicionar à lista de 2023, deixo-lhe três passos que seguramente irão trazer mais calma à sua rotina, se implementados com consistência:

Alongar: O stress do dia-a-dia faz com que os nossos músculos fiquem tensos, podendo traduzir-se em dores nas costas, ombros, pescoço e até de cabeça. Alongar estimula a circulação sanguínea e permite o fortalecimento e relaxamento dos músculos, reduzindo a dor e ajudando a melhorar a postura. Este aumento do fluxo sanguíneo também promove a oxigenação do cérebro e acelera a produção de serotonina, o neurotransmissor da felicidade, promovendo a sensação de relaxamento, bem-estar e bom humor. Seja logo de manhã, antes de dormir ou ao longo do dia de trabalho, alongar é uma forma simples de impactar positivamente o seu dia.

Meditar: Vários estudos mostram que meditar traz imensos benefícios entre os quais estão o aumento do poder de concentração, redução do stress, melhoria da memória, promoção de bem-estar e até minimização de dores físicas. Apesar de no início poder ser uma prática intimidante, pois implica parar e estarmos na nossa própria companhia, depois de encaixada na nossa rotina pode passar a ser um momento de autocuidado pelo qual ansiamos muito. Convido-a a reservar cinco minutos, escolher um local calmo, adotar uma posição confortável e colocar um temporizador, utilizando o tempo para focar a sua atenção na respiração, ou optar por uma meditação guiada que pode encontrar online.

Praticar a gratidão: Praticar a gratidão durante alguns minutos por dia aumenta a sensação de bem-estar, pois agradecer pelo que temos traz uma série de outras emoções positivas, como a alegria, o amor, o contentamento e a vontade de fazer o bem. A gratidão leva-nos a reclamar menos e a abrir espaço para o otimismo. A vida continuará a ter desafios, mas ter uma visão mais positiva torna-a mais leve e volta a nossa atenção para a solução e não para a lamentação, perante a adversidade. Fazer diariamente uma lista de três coisas pelas quais está grata tem o potencial de mudar a sua perspetiva da vida e o seu nível de calma perante a mesma.

Share this post...

Edit Template
Edit Template
Translate »